Bombinhas

Bombinhas

Bombinhas é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 27º07'54" sul e a uma longitude 48º31'40" oeste, estando a uma altitude de 32 metros (IBGE). Sua população estimada em 2019 é de 19 769 habitantes. É o menor município de Santa Catarina, com uma área de 34,5 km². Tem diversas praias como Bombas, Bombinhas (Centro), Zimbros, Canto Grande, Conceição, Ribeiro, Mariscal, Praia da Sepultura, Praia do Retiro dos Padres e Praia de Quatro Ilhas. É considerada a capital do mergulho ecológico.

1 - HISTORIA

O município de Bombinhas foi emancipado em 15 de março de 1992, tendo sido desmembrado do Município de Porto Belo e sendo constituído pela área territorial do então Distrito de Bombinhas.

O movimento emancipatório foi iniciado pelo nativo Claudir Carlos Pinheiro, que uniu um grupo de líderes locais.

A história da sua colonização indica que os açorianos que para cá vieram fundaram, em 1817, a Vila de Nova Ericeira, hoje Município de Porto Belo.

Nos anos 60 alguns turista estabeleceram-se na região, como Leopoldo Zarling, que construiu a primeira casa de veraneio (Praia da Sepultura), sendo seguido pelos Padres Salesianos, que em 1967 construíram a Casa de Retiros (Praia do Ingleses). O primeiro loteamento foi feito por Leopoldo Zarling, na localidade então denominada Praia Grande, hoje Praia de Bombas.

É uma península um pouco acidentada e apresenta em sua configuração geográfica saliências (morros e pontas), reentrâncias (enseadas), costões pedregosos com escarpas abruptas em alguns locais e diversas praias.

Os limites do município são, a oeste, com o município de Porto Belo, e, ao norte, ao sul e a leste, com o Oceano Atlântico.

Bombinhas se caracteriza por ser um clima subtropical úmido, a temperatura média é de 20°C e a pluviosidade média é de 128 mm/mês.

Segundo levantamento feito pela Prefeitura Municipal de Bombinhas, o município tem as seguintes Praias: Aguada, Biguá, Bombas, Bombinhas, Buraco quebrado, Cação, Cachalote, Caete, Canto Grande, Conceição, Cardoso, Embrulho, Galheta, Lagoinha, Mariscal, Miséria,Morrinhos, Porto da Vó, Porto do Jorge, Porto do Macuco, Prainha, Mariscal, Quatro Ilhas, Retiro dos Padres, Ribeiro, Sepultura, Tainha, Zimbros, Lagoa, Triste, Vermelha.

O total de eleitores do município de Bombinhas em novembro de 2018 era de 13.971.

O primeiro representante do poder executivo do município foi Manoel Marcílio dos Santos em 1992. Conhecido como Maneca, o primeiro prefeito de Bombinhas (PP), foi mais uma vez eleito com 2.321 votos, cerca de 29,22% dos 7.942 votos válidos nas eleições de 2008.

Com relação ao poder judiciário, Bombinhas faz parte da Comarca de Porto Belo, a qual possui duas varas.

Bombinhas pertence a 91ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, sediada em Itapema, da qual também faz parte o município de Porto Belo.


Cultura

O município conta com 5 museus : Eco-360º, Instituto Boi-mamão, Casa do Homem do mar, Instituto Kat Schurmann e mais conhecido, o Museu Aquário Marinho de Bombinhas, aberto desde 1999.

Atualmente a Secretaria da Cultura faz um exímio trabalho, com o resgate da cultura ancestral, além dos projetos com cursos.

Transporte

aeroporto de Navegantes é o mais próximo de Bombinhas, distante cerca de 47 km. Outra alternativa é o aeroporto de Florianópolis, distante cerca de 70 km. 

Possui rodovia toda pavimentada desde a BR-101 até o município.

Saúde

Existiam cinco estabelecimentos voltados para a saúde na cidade em 2009, todos municipais, sendo duas policlínicas e três unidades de saúde.


Fonte: Wikipedia, própria